top of page

Acerca de

BARRA LATERAL_edited.png

UM POUQUINHO DA NOSSA HISTÓRIA

O Hospital Maternidade Interlagos é 100% SUS. Compõe a rede de hospitais da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).
 

Foi construído em 1955 por um grupo de voluntários do Templo Cristianismo Espírita, inicialmente como um hospital para atender pessoas carentes, tendo como colaboradores na década de 60, a dupla circense de palhaços: Arrelia e Pimentinha. É daí que provém o nome Hospital Maternidade Interlagos - Waldemar Seyssel Arrelia". No início de 1987 passou a ser gerido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sendo aberto exclusivamente como maternidade, em 1994. Desde então,  pautado nos pilares da qualidade, segurança técnica e humanização, presta assistência ao pré-natal, parto e puerpério para parturientes de alto risco e risco habitual da região de Capela do Socorro e Parelheiros, realizando em média 4,5 mil partos por ano.
 

Em 1998 inaugurou o Banco de Leite Humano que faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite e mantém o selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança desde 2001. Iniciou no mesmo ano, em parceria com o Hospital Pérola Byington, o Programa de Residência Médica de Obstetrícia pelo SUS. Além de atuar como maternidade matriciadora de Protocolos Assistenciais na área de Obstetrícia e Neonatologia, consolidando práticas de excelência de Cuidado Amigo da Mulher, Rede Cegonha e Humanização, é reconhecido pelo forte trabalho em rede e gestão participativa.
 

Nossa maternidade é reconhecida também pela excelência da assistência obstétrica ao pré-natal, parto de alto risco e de risco habitual, pelo Planejamento Familiar e pelo Banco de Leite Humano. Destaca-se como polo de capacitação em diversas áreas do cuidado materno neonatal, como cenário de prática para os cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Residência Médica em Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Enfermagem, e pelos protocolos de Obstetrícia e Neonatologia que incorporam as práticas da assistência humanizada com o protagonismo da mulher e a inclusão de sua rede sócio afetiva. As técnicas que qualificam o trabalho em saúde com a valorização da equipe multidisciplinar, o projeto terapêutico singular, o trabalho em rede de apoio e a gestão compartilhada possibilitam obter resultados muito importantes consolidados pela clínica ampliada e alta qualificada. Desta forma, este modelo de assistência tem recebido apoio de outras instituições que vem compartilhar com o HMI vitórias e desafios, tornando mais respeitosa e harmônica a jornada da transformação do parto e do nascimento.

BARRA LATERAL_edited.png
BARRA LATERAL_edited.png
pexels-laura-garcia-3398674.jpg
bottom of page